Direcçao

Praça Luís de Camões, 31-3.º Dto. | 4480-719 VILA DO CONDE | Telef. 252 632 894 | Fax 252 641 023
E-mail: avecombatentesu@hotmail.com ______________________________________________________________________________________________________ Diamantino M. Costa

segunda-feira, 26 de julho de 2010


Recebemos do Padre Antero uma carta e que transcrevemos na íntegra:

PÔR OS PONTOS NOS IS...

Há muitas paróquias por esse país fora que todos os anos organizam um passeio/convívio: saem do seu ambiente e vão conviver fora. Como quase sempre é ao domingo, naturalmente incluem a celebração da missa no programa do passeio; em alguns casos fazem missa campal; mas quando vão a um sítio onde há uma igreja, convento ou ermida, é aí que se realiza o acto religioso. E como normalmente vai o pároco com o povo, é ele que celebra a missa; é o mais natural. Ou então até se associam a alguma missa que se celebre no mesmo lugar. E não necessitam de mais nada. Quem abre os espaços e disponibiliza as estruturas já faz um grande favor!
A nossa associação não é uma paróquia, mas é o que é. O seu dia anual de convívio é organizado por elementos da associação, naturais da freguesia onde o encontro se realiza, ou nela residentes. E o programa inclui a missa. Se o pároco da freguesia é antigo combatente é um elemento muito útil na organização; se não é antigo combatente, deve ser convidado pela associação a participar nos momentos que desejar e puder. E fica-lhe muito grata a associação se ele der aos organizadores o apoio que lhe pedirem, e alguma sugestão que lhe parecer útil; e mais nada.
Conviria que ficasse claro entre nós que o ser pároco da freguesia anfitriã não traz inerente o direito de ser da organização do encontro. E isto não é menosprezo por nenhum pároco; os que se envolvem mais do que isso, certamente o fazem com a melhor das intenções, mas nem sempre beneficiam o convívio: e, por vezes, exige-lhes sacrifícios que eram bem desnecessários.
É que o capelão desde a primeira hora sou eu. E por razoes várias tem sido muito modesto o contributo que tenho dado à associação. Considero, portanto, como minha obrigação elementar e lógica o assegurar a parte religiosa do convívio.
E este ano senti-me profundamente frustrado de me deslocar 350 km só para ler o evangelho da missa... que, por sinal, era bem curto.
É certo que fui convidado a presidir à celebração e ... aceitei! Mas depois presidiu o pároco. Foi-me perguntado se queria fazer a homilia e já não aceitei... porque achei que quem devia fazer convites na parte religiosa era eu, dado que a celebração era da associação e não da paróquia.
PÔR OS PONTOS NOS IS só quer ser um alerta para que tenhamos claro que a missa do nosso encontro deve estar a cargo de um ex-capelão militar; não necessariamente o P. Antero. Ainda o ano passado celebrou o P. Ruas, que é ex-capelão e também é pároco; há anos foi o P. Joaquim Campinho, pároco de Bagunte e ex-capelão. Quando isso não for possível, pede-se o favor ao pároco local, mesmo que não tenha sido capelão militar. Mas, neste caso, pediríamos que ele tivesse em conta as opiniões dos membros da comissão de organização.

Sem comentários:

Enviar um comentário