Direcçao

Praça Luís de Camões, 31-3.º Dto. | 4480-719 VILA DO CONDE | Telef. 252 632 894 | Fax 252 641 023
E-mail: avecombatentesu@hotmail.com ______________________________________________________________________________________________________ Diamantino M. Costa

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Carta do Exmo. Senhor Manuel Lopes dos Santos,
assíduo leitor do «Aerograma»

Com a devida vénia, abaixo transcrevemos uma carta de opinião endereçada a esta associação, precisamente no dia 10 de Junho, Dia de Portugal.

EXMOS. SENHORES BRAVOS EX-COMBATENTES DE VILA DO CONDE

Exmos. Senhores:
Leio sempre com muita atenção o vosso AEROGRAMA, porque vejo ali escrito a verdade, a razão, a raiva e a consternação pelo desprezo com que todos os políticos vergonhosamente não aceitam a realidade dos traumas de quem foi obrigado a lutar e morrer em nome de uma Pátria inquinada de falso carácter social.
A REVOLUÇÃO que trazia na sua génese a reparação possível dos danos acontecidos, dado que tinha todos os nomes a que o futuro obrigava, tais como: LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE, DEMOCRACIA POLÍTICA E SOCIAL, porém, os anos foram passando e os combatentes ficaram apenas e só com o honroso nome de EX-COMBATENTES.
Como dizia alguém, ao fim de 30 anos, apenas foi cumprida uma parte:
a Democracia Política e falhou a Democracia Social, que daria o que é justo aos combatentes, ou seja um Estatuto Especial. Assim a democracia social que vários senhores apregoaram é a democracia da «teta» e da «treta», a da miséria e a dos «milhões», ou seja: a verdadeira exploração dos homens pelo homem político, corrupto e sem carácter.
Meus senhores, eu felizmente fugi à hierarquia militar, em 1966, porque tinha decidido não matar pretos, mas sim brancos com poderosas divisas nos ombros, e assim paguei, em remido, a taxa militar e ganhando a liberdade civil dentro de um regime fascista.
A minha admiração por todos vós e o meu enorme apreço pelos artigos dos vários ex-combatentes de Vila do Conde, que leio no vosso honroso meio de cultura (sic) – o AEROGRAMA.
Cumprimentos.
Manuel Lopes dos Santos
Touguinha (Vila do Conde)

Sem comentários:

Enviar um comentário